quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Black and White Desert - fotos




Black and White Desert

(White Desert)
(Black Desert)

Acampei a céu aberto, no meio do deserto!!
O Black and White Desert fica no oeste do Egito, perto de um vilarejo chamado Bahrya.
Então, pegamos um mini bus em Alex, em direção ao Cairo, aonde pegaríamos um outro ônibus para o local.
Chegando lá, fomos recebidos com um almoço de pães, atum e ovos mexidos com legumes, que me deixou morrendo de medo de passar fome no deserto hahaha
Ai pegamos jipes 4x4 e fomos trilhar pela areia.
O Black Desert costumava ser uma região vulcânica, então a areia é mais escura e as pedras pretas. É uma paisagem bem diferente do que vem à nossa cabeça quando pensamos em deserto. Tem diversos montes também.
Mas eu ainda iria me surpreender mais.
Partimos em direção ao White Desert onde eu me senti no meio de uma forma enorme, cheia de pão de queijo hahah parecia cenário de 'O Pequeno Príncipe', com diversas esculturas naturais em formatos completamente psicodélicos. A areia tinha sua cor natural, mas as pedras eram completamente brancas! Era lindo!
Mesmo por foto, não tem como ter idéia do lugar, só vendo mesmo! Não dava para dizer 'oi, eu estou no meio do deserto, no planeta Terra' hahah era como se eu estivesse em qualquer outro lugar!
Enfim, nosso grupo foi liderado por 3 beduínos muito animados, e mal chegamos eles já começaram a preparar nosso acampamento. Não, não foram barracas, não foram tendas, dormimos ao ar livre mesmo, a céu aberto! Um friiiio! Eu tava morrendo de medo de congelar, mas fui preparada e além disso, eles trazem um cobertor e um saco de dormir por acampante, então dá pra passar a noite susse.
Ai eles fizeram um churrasquinho de frango na grelha, arroz e legumes, uma delícia! Também tinha bananas e mexiricas e refrigerantes pra todos.
Depois do jantar teve música e danças ao pé da fogueira, mas eu dormi durante hahah No meio da madrugada eu fui acordada por roncos haha Mas foi bom porque eu me virei e pude ver o céu!
Ai, o céu ... uma amiga minha de Portugal já fez esse passeio e tinha me dito sobre o céu no deserto. Eu passei a noite toda observando, mas fui dormir meio frustrada, porque não era muuuito diferente do céu que eu estou acostumada a ver em casa. Mas de madrugada ... não tem igual, não tem como explicar! Perfeito!
Voltei a dormir dividida entre me entregar ao sono ou contemplar aquele céu pra sempre ... mas acordei de novo a ponto de ver o sol nascer! Então eu e uma amiga nos enrolamos num cobertor e subimos e um dos morrinhos de 'polvilho' e assistimos o sol subindo. Maravilhoso!
Como tava muito frio, depois que ele nasceu fomos deitar dentro dos jipes hahaha
De manhã, no caminho de volta, eles nos mostraram algumas pedras com desenhos engraçados e tivemos um delicioso café da manhã de volta ao vilarejo.
O caminho de volta ao Cairo foi de mini bus também hahah Muito bom!!
Acho que todo mundo tinha que ter uma noite dessas, a céu aberto, perdida no meio do deserto!!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

andando no centro de Alexandria

- buzinas, buzinas, buzinas ... e toquinho especial de buzina que manda o cara pra aquele lugar haha
- cheiro de fritura, de carne, de peixe, de sanduíche, de shawarma, de não sei mais o que, de água suja, de xixi, de velho
- hijab, burca, criança no colo, criança na cintura, sacolas enormes na cabeça
- vendedores de lenços, de bolsas, de chinelos, de comida, de sutiã, de miniaturas das pirâmidas e todas as lembracinhas do Egito antigo imagináveis
- assovios, estralhos de língua e 1452 formas diferentes que eles usam pra mecher com a gente
- gatos, muuuuuitos gatos
- sujeira, muuuita sujeira e coisas que você prefere não saber o que são jogados no chão
- comidas exóticas com um gosto surpreendente bom
- cores escondidades entre o cinza, o areia e o sujo
- detalhes arquitetônicos perdidos entre lojões, outdoors e roupas secando do lado de fora da janela
- fumaça de carro, de onibus, de trem, de cigarro, de coisa assando ali no meio da rua
- carros quase se esmagando um nos outros o tempo inteiro
- barbas esquisitas, blusões tipo vestido, homem de lenço na cabeça, bigodinho de pasteleiro
- e árabe em toda velocidade, gritado em cada cantinho, cada rua, cada esquina - WAAALA

Alex's sea side






segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Conversa entre dois egípcios

- Que língua elas falam?
- Português!
- Português? Elas não falam brasileiro?


#CurtiuIsso

O tempo nessa cidade louca

(fim de tarde em Alex)
(lógico que não ia ter foto da chuva né? hahaha)

Ai avisaram a gente de que iria fazer frio no final de semana, podendo até chover. Tudo bem, é inverno, a gente espera por isso.
Ai realmente esfriou no final de semana e o vento lá fora batia raivosamente em todas as nossas janelas. Mas nem por isso a gente deixou de sair de casa né, lógico.
Fomos até a esquina.
E o vento não deixou que andassemos mais. Me empurrando pra trás e me impedindo e abrir os olhos, o forte vento vindo do mar não me deixou nem pedir um taxi. Não que algum deles fosse parar com aquele tempo.
Quando meu guarda-chuva quebrou todinho pra trás, me dei por vencida e voltei correndo pra casa, quase caindo pq o vento me empurrava tão forte que era difícil manter o equilibrio.
Nem preciso dizer que depois disso só saio de casa quando tem um carro me esperando na porta ne? hahaha
Mas depois de três dias nessas condições, sem exagero (isso que a previsão era de uma semana de clima ruim), amanheceu com sol. E eu, finalmente, vou poder ir conhecer o mercado ;)

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

hijab (véu)

(egípcias estudando na Biblioteca de Alexandria - não no msm dia da reunião haha)

Véu, blusa de manga comprida, calças compridas e mta atitude.
Eu preciso assumir, eu ando nas ruas aqui louca de curiosidade sobre todas essas mulheres cobertas. Eu quero ver o cabelo delas, como elas ficam de cabelo solto, e saber pq elas usam o véu, e como se sentem a respeito disso, quais sem princípios, se são os pais que obrigam, etc.
É muito diferente e é muito legal ver como algumas delas se mostram modernas mesmo usando o véu. É uma roupinha mais descolada, uma cor diferente, um sapato lindo e maquiagem, mta maquiagem!! Elas conseguem misturar todas as cores e sairem lindas, mesmo usando o véu.
Esses dias eu vi uma que até prendeu um brinco de strass no seu hahah
Mas enfim, ontem eu participei da 1ª reunião de LC daqui (da aiesec toda, pra quem não sabe hahah) e o mais legal foi ver o outro lado
Assim, nas ruas é mto comum ver meninas sem véu e tudo o mais, mas são bem menoria (beeeem).
Ai ontem na reunião (na biblioteca, olha que chique, a reunião foi na biblioteca hahah) eu conheci algumas meninas, e elas são mto bonitas, uns traços fortes como o dos meninos que eu to tão acostumada a ver, uns cabelos bem pretos, alguns bem enrolados e outros bem lisos. Mas o mais legal, foi ver a atitude delas sabe?
Lógico, tinha meninas sim de véu, mas diferentemente das que eu vejo nas ruas (que olham feio pra gente), elas aceitam numa boa o fato das outras meninas andarem como querem, são bem menos radicais. E todas elas extremamente estilosas, com roupas mto legais, já viro até comum eu dizer 'aaah adorei a sua bota, sua roupa' hahaha
Então, esse post acaba sendo mais sobre impressões, pq eu ainda não tive a oportunidade de conversar mto com elas, e mto menos sobre esse assunto (eu to loca pra enche-las de perguntas hahah)
Mas o pouco que eu conversei, deu pra ver que são meninas de 20 e poucos anos como qualquer menina dessa idade que eu conheça. Animadas, divertidas, determinadas. Só que ao mesmo tempo, eu sei que elas tem uma bagagem mais pesada, que eu to loca pra entender hahha
Enfim, é só pra falar que eu acho mto legal a atitude dessas meninas (tanto as que tem coragem pra usar véu, como as que tem para não usá-lo) e que isso é o máximo! hahah

coisas de aqui


(sala de oração só para mulheres)

(pro Ano Novo árabe)

(academia hahah)





terça-feira, 7 de dezembro de 2010

o 1º grande choque cultural

(indo pra balada de moletom, all star e busão)

Choque cultural não é se assustar com as mulheres de burca, os negociar o preço do taxi ou comer comidas exóticas ...
meu maior choque cultural (até agora), foi na balada!!
pois é ... a galera já se assustava quando eu contava que ia pro Egito, imagina quando eu contar que eu fui pra balada no Egito!
Até ai tudo bem ... a gente foi num lounge restaurant (eu ri quando li isso na placa hahah) chamado Deja Vu, nada mto diferente de qlq baladinha que todos nós conhecemos. As músicas que tocam aqui são exatamente as mesmas que tocam ai, e as pessoam cantam e dançam igualzinho em qualquer outro país.
Tinha apenas uma menina de véu! oq na vdd eu achei bem ousado da parte dela, não negar, não tentar esconder seus princípios, mesmo num lugar onde todos os outros pareciam abandoná-los.
Homem na balada é igual em todo país do mundo hahah eles ficam la bebendo e fazendo pose e tentando não parecer afetados, todos mto playboyzinhos. Não era a idéia que eu tinha de jovens egípicos, foi engraçado hahah
Mas enfim, meu primeiro susto foi quando eu olhei pro lado e na mesa atrás da nossa tinha uma menina de FIO DENTAL! aparecendo! no Egito! eu ja falei geeeente que menina ousada! ai que dó de mim!
Ai a gente foi dançar e eu já tava achando mto engraçado o fato de ir dançar naquele lugar, mas enfim
eu quase morri quando vi a primeira menina indo ATÉ O CHÃO! E de repente, não era uma, eram várias! e eu, geeeeente!!
Ai o choque bateu mesmo quando a galera começo a se PEGA!! E um pega um e pega outra e não sei o que ... e eu fiquei passada! juro!
Ok, eu sei, isso pra gente é completamente normal, em toooda balada acontece e blabla. Mas a gente é BRASIL!! Eles são EGITO! E-GI-TO!
Durante a tarde eu fui passear perto do mar e todo mundo ficava me olhando pq eu tava de blusa com manga curta! MANGA CURTA! nem era regata, pq regata aqui é praticamente crime!
Ai eu saio, toooda com medo de dar um bola fora, e caiu numa balada igualzinho qlq 3ª Tilt. Eu choquei hahaha
E o pior não era nem a galera aprontando, pq eu não posso falar quem das meninas eram egípcias ali ou não, tinha mto intercambista, não só com a gente, na boate toda. Mas o fato do pessoal estar aceitando aquilo ali de boa e estar participando ...
é, acho que eu esperava é pouco daqui sahushauhs ainda vou me surpreender e mtooo

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

perdida em Alex ...

chegando ...

Oii!!
Bem, eu estou tomando café da manhã num hotel que tem aqui perto da nossa 'casa' (pq eu so rica hahah) pq por incrivel que pareça,
tomar café num hotel É barato! e acredite, a gente praticamente almoçou ... mas enfim, o garçom disse que aqui fecha em 15mim, entao tenho que ser rapida hahah
a viagem é eterna! foram 14 horas de vôo de São Paulo à Istambul, depois 5h de aeroporto e mais 2h horas de viagem
Quando chegamos ao Cairo, uns meninos da Aiesec de la nos receberam no aeroporto. eles são bem bonzinhos e levaram a gente no MC Donalds hahah como se a gente não tivesse comido horrores no avião e como se não tivesse mc no Brasil
Aah o avião da Turkish Airlines que pegamos de Sp pra Istambul era incrível! Juro, tinha tv em cada poltrona, cafe, jantar, mais cafe e era super confortável. Agora o de Istamul ao Cairo ... eram piores do que os da Gol haha
Ai do Mc eles nos levaram pra estação de trem, para irmos finalmente para Alexandria
só que o 1o trem so sairia em 2h, ai eles super bonzinhos, ficaram conosco até a chegada do trem
A estação de trem do Cairo é um lugar bem interessante haha pra começar que é mto mto mtooo antiga e agora eles resolveram reformar. Mas parece que ninguém se importa muito com isso e o lugar lota já as 6h da manhã e é gente de tudo quanto é tipo. Tem mulher de burca, homem de véu, mulher de véu com cestas enormes na cabeça puxando crianças choronas e gente gritando que tem lugar no onibus pra Alexandria, gritando preço de cachecol, relógio, óculos de sol, cigarro ... e buzina, mtaaa buzina
o pessoal daqui é louco! eles dirigem iguais loucos hahaha entrando um na frente do outro e buzinando pra avisar
e uma coisa engraçada, aqui não é vc que pede o taxi, eles passam por vc, jogam farol alto e buzinam. Cansei de dizer não pra taxis hahaha
E as ruas, meu Deeeus as ruas haha parece que estamos andando em circulos o tempo inteiro!! eu até agora não entendi a lógica das avenidas aqui ...
Ai, voltando à história, a gente pego o trem e veio pra Alexandria. A primeira impressão que eu tive, olhando da janela do trem, é que eu tinha parado no meio da favela hahah não tem foto pq quando vc fica 2 dias viajando e dorme praticamente só 5h nesse interim, vc esquece de coisas como tirar fotos ... mas a favela, não é que era uma favela, é que as construções aqui também são doidas, tudo misturado e parece que nada tem cor, é tudo meio cor de areia e eles poe as roupas tudo pra secar do lado de fora, pelas janelas ... é engraçado
Ai o Mohamed Ouaf (metade dos egípcios se chamam Mohamed ... a outra metade, Ahmed hahah) pego a gente e nos trouxe pra nossa 'casa'
Nem preciso contar quão feliz eu fiquei quando vi o mar, certo? hahah então, nossa casa é um apartamento pertinho do mar! Tipo assim, vo sai de casa, desce a rua et voilá!!
É bem tranquilo aqui (tirando que tem uma construção do lado) e a gente ta dividindo a casa com mais 5 meninas, da India, da Malásia, da Coreia do Norte, da Colombia e da Polonia!! haha mas elas são bem boazinhas e a gente se deu mto bem!
A menina da India fez jantar ontem a noite, era frango frito, arroz sem sal haha curry e não sei mais o que
E o pessoal da aiesec veio tudo aqui no apt jantar, foi engraçado, nem tinha comida suficiente pra todos haha
E bem, como chegamos cedo e praticamente mortas, passamos a tarde de ontem dormindo ea noite, antes do jantar, a gente já teve nossa 1a reuniao do projeto, num café.
O pessoal da aiesec é bem bonzinho, todos adoram brasileiros e dão super atenção pra gente, perguntam um monte e sabem falar palavrão em portugues haha e tem mtoo intercambista aqui, do mundo todo, é mto legal!
Conhecemos 2 portuguesas super queridas ontem e uma delas sabia até cantar a musiquinha de campanha do Tiriririca hahaha
Hoje acordamos, andamos um pouco procurando um café hahah e acabamos achando um hotel onde podiamos tomar cafe da manha por um bom preço e comemos um moooonte hahah agora a tarde vamos na biblioteca e talvez tambem no farol!
e, é isso hahah em breve ponho algumas fotos, é que ainda não tem muitas na verdade hahah
Mas ta sendo bem legal, beeeem interessante e curioso! hahah espero por boas histórias aqui ;)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

louca de ansiedade ...

Mais criativo ainda seria o nome do blog se eu tivesse colocado Rebeca @ Alexandria + Kocaeli hahah mas se a inspiração descer mais pra frente, eu troco por um nome mais legal!!
Viajando pro Egito em dois dias!! Mal aguento esperar!!
E o primeiro post vai a propaganda da Aiesec de lá, que juro, eu rachei quando eu vi! Parece que eles querem trocar a gente por camelos ... mas enfim ...